O monitoramento é uma ferramenta que previne queda de performance e/ou indisponibilidade dos ativos monitorados. O sistema faz isso devido a conexão que faz com o protocolo nativo de cada recurso a ser monitorado. Através da leitura desse protocolo é possível estabelecer gatilhos para um dado recurso, que quando acionados, notificam os responsáveis pelo recurso, por meio, da tela do sistema, e-mail e SMS sua queda de performance e/ou indisponibilidade, possibilitando assim, que a correção do Evento/Incidente possa, se for o caso, dar-se de forma pró ativa.
Resumo:
A tela de Resumo do monitoramento disponibiliza em interface única, todos os ativos monitorados identificando os níveis de queda de performance e disponibilidade. Com a ferramenta o administrador detém uma concepção de todos os recursos monitorados possibilitando a percepção se o ambiente de infraestrutura está em pleno funcionamento ou se existem recursos que necessitem de atenção ou intervenção imediata.
Dependência:
Utilizada para o reposicionamento dos recursos cadastrados da ferramenta. O monitoramento permite o cadastro de dependência dos Recursos possibilitando que recursos dependentes tenham alteração precisa de estado dependendo dos relacionamentos com outros Recursos.
Contadores:
Itens específicos de cada recurso que variam de acordo com o plugin selecionado, no qual, indica os valores dos recursos em um determinado período. Cada recurso possui contadores distintos e a partir desses contadores é possível identificar a condição do recurso, ou seja, se ele está em ordem ou se necessita de reparos.
SLA:
Acordo de Nível de Serviço para o monitoramento condiz à disponibilidade esperada para o serviço, ou seja, um indicador utilizado para medir o percentual utilitário do serviço prestado ao cliente.
Tipos de Recurso:
São os grupos de recursos associados que podem ser visualizados na tela de resumo. Na medida em que os Recursos são cadastrados passam a ser vinculados a um desses Tipos de Recursos. A ferramenta contém alguns tipos de recurso padrões, mas o cliente poderá criar o tipo de recurso que achar viável à ferramenta.
Plugins:
Bibliotecas de funções que efetivamente monitoram os recursos. Cada plugin recebe parâmetros específicos para monitorar determinado recurso, tais podem disponibilizar contadores que serão registrados no histórico.
Gráficos:
Representações visuais dos recursos que oferecem ao usuário uma interpretação mais dinâmica e objetiva do ambiente monitorado pelo XManager 3.0.