A propriedade dos softwares é controlada por acordos de licenciamento. As licenças de softwares são documentos legais que descrevem a correta utilização e distribuição destes softwares de acordo com as normas dos fabricantes. A legislação vigente impõe severas punições para quem viola os direitos autorais ou de distribuição de softwares.
O XInv proporciona através da coleta manual ou automática um controle fundamental para infraestrutura com informações essenciais para identificação do cenário atual de licenças, pensando no crescimento e prevenindo-se diante a possíveis fiscalizações dos fabricantes.
Na tela de Softwares Licenciados pode-se cadastrar grupos de softwares para que através da emissão de relatórios, seja possível visualizar a situação atual das licenças.
Para iniciar o Controle das Licenças é preciso criar Grupos de Softwares de acordo com cada organização. A tela de cadastro contém os seguintes itens:
- Grupo de Softwares: Definição do nome do grupo que representará um ou mais softwares inseridos em um Grupo de Softwares licenciados.
- Licenças Adquiridas: Determina a quantidade de licenças adquiridas por cada grupo de softwares ou por cada software.
- Cálculo de Licenciamento: Determina se o cálculo de licenciamento será por máquina inventariada ou por software.
- Observações: Espaço destinado para a inclusão de algumas observações sobre cada Grupo. Após a criação de alguns grupos a tela apresenta-se da seguinte forma:
1. Grupo de Softwares: Exibe os softwares divididos por grupos.
2. Licenças: Quantidade de licenças que o software possui.
3. Instalados: Quantidade de softwares que foram instalados.
4. Saldo: Apresenta o saldo de cada software baseado na configuração dos grupos de softwares criados no Sistema.


